sábado, 25 de fevereiro de 2012

Prostituição infantil

O Ministério Público do Estado de São Paulo participou, na tarde da última quarta-feira (15), em Brasília, de uma reunião convocada pela ministra Maria do Rosário Nunes, da Secretaria Nacional de Direitos Humanos para tratar da questão da prostituição infantil. O promotor da Infância e Juventude da Capital Thales Cezar de Oliveira representou o MP-SP no encontro, participando ao lado de representantes do Ministério Público Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e outros órgãos e entidades de caráter nacional.

Na reunião, foram discutidos vários aspectos da questão, com ênfase na abordagem da ação preventiva e da formulação de uma rede nacional de atendimento às vítimas da prostituição infantil. O mapeamento do problema e o estabelecimento de atuação conjunta entre as várias instituições que podem contribuir para o enfrentamento da questão estiveram na pauta do encontro.

O promotor Thales Cezar de Oliveira levou à reunião a necessidade de criação de um programa social para que crianças, adolescentes e jovens resgatados da prostituição possam recomeçar a vida.

A situação preocupa as autoridades, notadamente em razão de o Brasil sediar a Copa do Mundo, em 2014, e os Jogos Olímpicos, em 2016. Em São Paulo, segundo noticiou o jornal O Globo no final de semana, atua uma rede que alicia adolescentes nas regiões Norte e Nordeste do País para transformá-los em transexuais e levá-los à prostituição na capital paulista e até na Europa.

No encontro em Brasília ficou definido que cada instituição realizará um estudo das medidas que cada uma poderá adotar de forma a contribuir para uma ação integrada e a nível nacional, com ênfase na prevenção do problema.

Fonte: Ministério Público de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário