sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Direito penal desportivo

O 1º Tribunal do Júri de Goiânia condenou Thiago Rodrigues de Oliveira, de 26 anos, torcedor do Vila Nova Futebol Clube, a 15 anos de reclusão pela morte de Kaio Lopes de Oliveira, torcedor do Goiás Esporte Clube. O crime ocorreu em 1º de maio de 2011, após um jogo entre os dois times. 

Ao decidir, os jurados acolheram a tese apresentada pelo promotor de Justiça Aguinaldo Bezerra Lino Tocantins, de homicídio duplamente qualificado, por motivo fútil (briga de torcida) e por emprego de recurso que impossibilitou a defesa da vítima. O julgamento foi presidido pelo juiz Eduardo Pio Mascarenhas da Silva. 

Defensor de Thiago Rodrigues, o advogado Douglas Messora recorreu da condenação em plenário. O acusado, contudo, continuará preso enquanto tramita o recurso. Também denunciado pelo Ministério Público como responsável pela morte de Kaio de Oliveira, o acusado José Fernando Alves da Cruz não foi julgado na sessão por ter recorrido da sentença de pronúncia (decisão que o mandou a júri popular). 

O crime 

De acordo com a denúncia oferecida pelo MP, no dia do crime, por volta das 19 horas, na Rua 217, no Setor Leste Universitário, Kaio voltava com os amigos da partida entre Goiás e Vila, realizada no Estádio Serra Dourada, quando, caminhando pela 6ª Avenida, entrou à direita na Rua 217 e foi surpreendido por torcedores do time colorado. 

Munidos de bastões e pedras, eles passaram a agredir Kaio e seus amigos. Conforme relatado nos autos, parte dos torcedores do Goiás conseguiu fugir, mas José e Thiago chegaram ao local em uma motocicleta XT 660, de cor preta. Thiago, que estava na garupa da moto de José Fernando, sacou uma arma e efetuou vários disparos na direção dos torcedores do Goiás, terminando por atingir Kaio, que tentava pular um muro para fugir das agressões. O rapaz de 19 anos morreu no local. 

Fonte: Ministério Público de Goiás

Nenhum comentário:

Postar um comentário